Zoneamento Climático de Ferrugem do Cafeeiro Para o Estado de Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Temas Correlatos: Fitopatologia;

Acessos neste artigo: 223


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Antonio Lorençone , Pedro Antonio Lorençone , Lucas Eduardo De Oliveira Aparecido , Rafael Fausto De Lima , Guilherme Botega Torsoni

ABSTRACT
O café (Coffea arabica L.) é uma das commodities mais importantes atualmente, apresentando um alto valor econômico em todo o mundo. Entre as diversas doenças que atacam o café, a ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix Berk. et Br), vem demonstrando grande impacto nos cafeeiros brasileiros. O clima demonstra grande influência no desenvolvimento de doenças, principalmente quando fungos são os agentes causais. O objetivo deste trabalho é realizar o zoneamento de favorabilidade climática para a Ferrugem do café para as tradicionais e principais regiões produtoras de café do Brasil, Minas Gerais. Os dados de temperatura do ar e precipitação diária para o cenário atual foram coletados por meio da plataforma WorldClim version 2.1, para a última normal climatológica e também para dados futuros de mudanças climáticas. As condições climáticas ideais para ferrugem são temperatura do ar média entre 21 e 25 °C e precipitação >30 mm por mês. De maneira geral o Minas Gerais apresentou as três classes: Apto (17,65%), Marginal (42,56%) e Inapto (39,80%). A região com maior porcentagem de áreas aptas foi a Metropolitana de Belo Horizonte, com 26,73%, seguida pelo Campo das Vertentes, com 25,08%, e Oeste de Minas, com 25,01%. Durante os meses de janeiro a março, a classe predominantemente foi ''Inapto'' para o desenvolvimento da ferrugem do cafeeiro, com percentuais variando entre 34,87% e 37,43%. Durante os meses de abril a junho, as condições climáticas se tornaram mais favoráveis, com percentuais de ''Apto'' variando de 8,21% a 66,57%.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.