PRIMEIRO RELATO DE DANOS CAUSADO POR Diabrotica limitata EM CULTIVOS DE PITAYA NO ESTADO DE SANTA CATARINA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Entomologia

Temas Correlatos: Entomologia;

Acessos neste artigo: 218


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcelo Mendes De Haro , Alessandro Borini Lone

ABSTRACT
O cultivo da pitaya, fruto de cactáceas trepadoras, tem aumentado de demanda comercial, mas enfrenta desafios no manejo fitossanitário. Para identificar os agentes causais dos danos em cultivos de pitaya em Santa Catarina foram coletados insetos, durante uma safra completa, em propriedades produtivas no Sul do Estado, principalmente em locais com registro de danos em frutos. A espécie Diabrotica limitata, conhecida como vaquinha-do-tomateiro, foi identificada como causadora dos danos em frutos. Os ataques parecem ocorrer em propriedades com desequilíbrio ambiental no manejo das plantas. Mais estudos são necessários para aprimorar o conhecimento da biologia da espécie e desenvolver estratégias  adequadas de controle e manejo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juracy Caldeira Lins Junior 16-06-2023 10:22:16

Parabéns pelo trabalho. O cultivo de pitaya tem crescido muito nos últimos anos, especialmente em Santa Catarina, e são poucos os estudos sobre a entomofauna associada a essa planta.

Parabéns pelo trabalho! Em uma cultura que esta cada vez mais presente na alimentação dos brasileiros por seus benefícios nutricionais, é de suma importância que quaisquer pragas possam ser identificadas e combatidas antes de que possam causar danos catastróficos na região e no país.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.