Atividade da Fosfatase em Solos Inoculados com Bactérias Promotoras de Crescimento Vegetal e Microalgas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Microbiologia

Temas Correlatos: Nutrição Mineral de Plantas;

Acessos neste artigo: 152


Certificado de participação:
Certificado de Caroline Rusch Schulze

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Caroline Rusch Schulze , Glaciela Kaschuk , Carla Gomes De Albuquerque

ABSTRACT
O uso dos inoculantes pode diminuir progressivamente a dependência brasileira de importação de produtos fosfatados para a adubação, com a possível melhora da disponibilidade de P do solo e estímulo da atividade enzimática do solo. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de bactérias solubilizadoras de P (Bacillus megaterium e Bacillus subtillis, contidas no BiomaPhos), e do extrato de microalgas Tetradesmus obliquus, aplicados diretamente no solo e associados com sementes de milho (Zea mays), sobre a fração disponível de P. O experimento foi realizado em casa de vegetação, em vasos com solo, sob delineamento inteiramente casualizado, 4 repetições e seguintes tratamentos: sem inoculação, sem plantio; com adição direta de BiomaPhos no substrato, sem plantio; com adição direta de extrato de microalgas, sem plantio; cultivado com sementes, sem inoculação; com adição de BiomaPhos via inoculação de sementes, com plantio com adição de extrato de microalgas via inoculação da semente, com plantio e com inoculação de BiomaPhos e microalgas em sementes. As amostras foram submetidas as análises de P disponível, atividade enzimática, respiração a do solo e comprimento radicular. Os resultados mostraram efeitos positivos significativos da aplicação de Biomaphos e microalgas isoladas, sobre as variáveis e o tratamento com inoculação das três espécies de microrganismos trouxe efeitos negativos sobre todas variáveis analisadas. Portanto, é possível concluir que a aplicação direta de BiomaPhos e Tetradesmus obliquus no solo ou inoculado com as sementes afeta a disponibilidade de P, crescimento das raízes e atividade microbiológica do solo.
Palavras-chave: bioinoculantes; milho; biomassa microalgal; BiomaPhos; Bacillus; Tetradesmus obliquus.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Saquina Cassamo Rugunate 19-06-2023 07:50:18

Cara Caroline Achei o seu trabalho interessante, e importante. Por não ser a minha área de actuacão, fiquei com algumas duvidas; 1. Qual a relevancia da aplicacao de BiomaPhos e tetradesmus obliquus?

Precisamos muito publicar com o máximo de microrganismos que conseguirmos. A realidade dos produtores está muito diferente do que é pesquisado. As microalgas desempenham com toda certeza um papel muito importante nesse processo. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.