artigos
Convibra Conference - CUIDADOS PALIATIVOS NO CÂNCER INFANTOJUVENIL E O SIGNIFICADO DA ESPIRITUALIDADE PARA A FAMÍLIA: REVISÃO INTEGRATIVA
CUIDADOS PALIATIVOS NO CÂNCER INFANTOJUVENIL E O SIGNIFICADO DA ESPIRITUALIDADE PARA A FAMÍLIA: REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Temas Correlatos: Saúde da Criança e do Adolescente;

Acessos neste artigo: 82


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raquel De Oliveira Laudiosa Da Motta , Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva , Eliane Ramos Pereira

ABSTRACT
Objetivo: Refletir e discutir sobre os significados da espiritualidade para as famílias de crianças e adolescentes com câncer em cuidados paliativos. Método: Estudo de revisão integrativa, realizado através de busca avançada no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS e BDENF; no MEDLINE (via PubMed); na Scopus; e, no portal SCIELO Os critérios de inclusão foram: artigos disponibilizados na íntegra, nos idiomas português, espanhol e inglês, com recorte temporal de 2017 a 2022. Resultados: Após leitura exaustiva dos registros selecionados e atendendo aos critérios dessa revisão, a amostra final compreendeu 14 publicações. Os dados extraídos foram categorizados e deles emergiram duas unidades de análise: “Desafios da equipe de saúde na promoção de cuidados paliativos na infância”, e “A fé como ferramenta para a ressignificação do sentido da vida para a família”. Discussão: Doenças ameaçadoras à vida na pediatria provocam dilemas que envolvem tanto a família como a equipe de saúde, uma vez que o ciclo natural de desenvolvimento da vida é precocemente interrompido. Os estudos evidenciaram a importância da dimensão espiritual em todo processo de terminalidade da vida, principalmente para a família que vive o luto antecipado. Conclusão: Portanto a oferta dos CPP deve contemplar o indivíduo como um ser físico e espiritual. Deve-se oferecer CPP para o alívio da dor do corpo e também para a dor da alma tanto para o paciente como para sua família. A essência dessa abordagem é espiritual, tendo em vista que transcende o sofrimento humano e dá um significado para a finitude da vida.
Palavras chaves: Família. Assistência integral à saúde da criança. Cuidados paliativos. Neoplasias. Espiritualidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.