artigos
Convibra Conference - Treinamento nas Organizações: Uma Análise das Tendências no Contexto da Pandemia Covid-19 em Empresas Capixabas
Treinamento nas Organizações: Uma Análise das Tendências no Contexto da Pandemia Covid-19 em Empresas Capixabas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 53


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nathan Pompermayer , Vera Lúcia Da Conceição Neto

ABSTRACT
A qualificação profissional do trabalhador e as práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) nas empresas são aspectos essenciais da nova organização do trabalho. Diante disto, na pandemia, os treinamentos deixaram de ser presenciais e estão migrando para as plataformas online, devido ao isolamento social. Portanto, pesquisa pretendeu responder a seguinte questão: quais são ou serão as práticas adotadas nos treinamentos de qualificação profissional em empresas capixabas, no contexto da pandemia (COVID-19). A pesquisa foi qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas realizadas na modalidade on-line com duas empresas capixabas. Utilizou-se a análise de conteúdo para as informações obtidas. Os resultados da pesquisa demonstraram que no período pré-pandemia, as empresas já faziam treinamentos online, porém a pandemia potencializou a mudança dos treinamentos presenciais para modelos em formato online /Educação a Distância (EAD), as configurações das práticas focaram o home-office, a quantidade de trabalhos online e a gestão remota e as tendências de TD&D será no formato híbrido (presencial e online) para posições de cargos elegíveis para a permanência em casa. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Guilherme Teixeira Coelho 23-11-2022 19:55:34

O autor foi muito feliz na escolha do tema para sua pesquisa, tendo em vista que os desdobramentos pandêmicos no mundo corporativo e na sociedade, em um mundo globalizado, ainda deverão ser fruto de estudo e análise intensiva. Deste modo, com sua pesquisa, pode-se concluir que o contexto pandêmico proporcionou celeridade no grau de inclinação das organizações em prol de ferramentas que proporcionem o treinamento e desenvolvimento de colaboradores, independentemente da presença física dos mesmos. Além disso, para o contexto de pós-pandemia, o que foi observado é que como consequência, as organizações optarão, com maior intensidade, por modelos híbridos de aprendizagem, de modo que que o colaborador consiga realizar parte do seu ciclo de assimilação de modo presencial e também à distância.

Foto do Usuário Amaro Marcos Dos Santos Junior 23-11-2022 21:36:40

O ensino e o trabalho remoto ganharam mais visibilidade após período pandêmico, os autores abordaram bem os desafios vivenciados pela gestão de pessoas durante a pandemia de Covid 19 nas organizações, em particular, em instituições capixabas, o artigo reforça a necessidade do aumento de investimentos em capacitação e qualificação profissional nos formatos de estudos online e de Educação a distância (EAD). O ensino remoto é já uma realidade, mesmo após a diminuição das restrições sanitárias, por outro lado, o ensino EAD exige do participante que ele tenha acesso a internet rápida, computadores e locais adequados para estudos e reuniões nas plataformas online, o que infelizmente não é acessível a todos, o trabalho destaca o futuro na demanda pelo trabalho home-office, assim como a gestão remota.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.