artigos
Convibra Conference - ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRAS
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL EM MEIO À PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ADOTADAS PELAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Aprendizagem Organizacional;

Acessos neste artigo: 78


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kaique Dias Bento

ABSTRACT
Como medida de isolamento social contra a disseminação do Covid-19, o fechamento das escolas deixou ao menos 91,3% da população estudantil mundial sem aulas. No Brasil, com tal medida, são esperados pelos gestores públicos ao menos quatro problemas: dificuldade para reposição presencial e cumprimento do calendário letivo; retrocessos do processo educacional; danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda; e a possibilidade elevada de abandono e aumento da evasão escolar. Frente ao exposto, este estudo busca identificar e analisar as estratégias de Ensino Remoto Emergencial (ERE) adotadas pelas secretarias de educação brasileiras em meio à pandemia do Covid-19. Para identificá-las foi efetuada busca nos dados disponibilizados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação. Verificou-se a existência de oito grupos distintos de estratégias de atuação pelas secretarias. Ademais, constatou-se que, no Brasil, a transição para o ERE não previu possíveis problemas advindos da velocidade com que essa mudança foi implementada, denotando que o processo de aprendizagem docente para lidar com as novas ferramentas e plataformas foi deficitário.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Simone Chollet Saraiva 23-11-2022 16:06:55

Parabéns pelo artigo! Tema extremamente relevante e artigo muito bem estruturado! Quadro 1 – Estratégias adotadas por UF, no período de contingência do Covid-19 muito legível e de fácil compreensão.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.