artigos
Convibra Conference - A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, SOB A ÓTICA DA LITERATURA
A GAMIFICAÇÃO COMO FERRAMENTA NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS, SOB A ÓTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 65


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Leydinara Santos De Oliveira , Maria Tamires Da Costa Mota , Lucas De Souza

ABSTRACT
A gamificação nas empresas tendem a tomar proporções estratégicas para os resultados. Muito se fala em mudanças de comportamento e hábitos dentro das organizações para que seus colaboradores tragam melhores desempenhos nas atividades, assim, como produtos e serviços mais atrativos para as empresas. Na atualidade do mundo corporativo, essa ferramenta tem se tornando uma excelente oportunidade de desenvolver os colaboradores a partir de uma abordagem criativa e lúdica. Nesse sentindo, o objetivo desse artigo consiste em compreender como a gamificação pode ser utilizada no desenvolvimento de pessoas nas empresas atuais, sob a ótica da literatura. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Para execução da pesquisa, inicialmente foram levantadas fontes teóricas, após o levantamento, as fontes foram lidas e os recortes foram utilizados para análises do presente trabalho. Conclui-se que a eficácia da gamificação nas grandes organizações é de grande potencial. A diversidade de ferramentas ofertadas no mercado, trazem novas formas e práticas de trabalho, estimulando a participação dos colaboradores em ações e resultados, onde atingem-se engajamento, interação, trabalho em equipe e desenvolvimento profissional. A gamificação implantada de forma assertiva e dentro da realidade da empresa contribui diretamente para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 20-11-2022 12:19:42

O trabalho é bom e tem aplicabilidade nos estudos organizacionais. Seguem as minhas considerações para futuras publicações em revistas. A tabela 1 (considero quadro, é bom verificar a ABNT) foi bem apresentada. A Tabela 2 (considero quadro) poderia ter sido mais explorada igual a tabela 1, identificando os resultados e a contribuição de cada artigo. Os autores não deixaram de abordar a parte crítica sobre a gamificação (página 2), mas foram modestos. Na metodologia, senti falta do número total de artigos encontrados, selecionados e excluídos, além de ter incluído outras bases de pesquisa (creio que essa afirmação na pág. 8 não se aplica ''Dentre as limitações presentes no estudo, destaca-se a pouca bibliografia referente...'', pois faltaram as bases internacionais). Na parte teórica (pág. 4), a descrição sobre as etapas de elaboração de algum game poderia ter sido mais detalhada. No geral, o artigo apresenta um bom potencial. Parabéns pelo trabalho.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.