artigos
Convibra Conference - SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE O TRABALHO HOME OFFICE: estudo de caso de uma distribuidora de energia elétrica de Fortaleza-Ce
SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE O TRABALHO HOME OFFICE: estudo de caso de uma distribuidora de energia elétrica de Fortaleza-Ce

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 60


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adahil José Sales Dos Santos , Maynara Gomes Dos Santos Assunção , Lucas De Souza

ABSTRACT
A satisfação dos colaboradores é de extrema importância dentro das organizações, pois é capaz de impactar no comportamento e no desempenho dos colaboradores de uma determinada organização. Nesse sentido, a presente pesquisa busca compreender os principais elementos do trabalho home office que impactam a satisfação dos funcionários nas empresas atuais, a partir da experiência de uma distribuidora de energia elétrica. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa com uma abordagem quantitativa do tipo descritiva e bibliográfica. A coleta de dados foi realizada através da técnica do questionário elaborado com 10 (dez) perguntas com uma escala de 5 (cinco) tópicos, onde foi aplicado no setor B2G (setor de relacionamento com o Governo), com 26 colaboradores. Para a análise dos dados, foi utilizado a análise estatística descritiva, através de gráficos elaborados e tabelas que evidenciaram os principais resultados encontrados com a aplicação do questionário. Os resultados foram analisados observando as principais compreensões evidenciadas no Referencial Teórico. Como conclusão, foi possível compreender que os principais elementos que mais impactam, resultando na satisfação dos colaboradores no trabalho home office são: a conciliação das atividades profissionais e pessoais, o tempo de permanência fora das dependências da empresa e a carga horária de trabalho nesse modelo. Por outro lado, os que mais impactam, ocasionando insatisfação nos colaboradores são: a política de reembolso adotada pela organização para com as despesas domésticas na execução do trabalho home office e o fornecimento de móveis e equipamentos pela empresa aos colaboradores para execução desse trabalho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Munhoz Fernandes 18-11-2022 15:37:38

Creio ter havido algum problema com o arquivo, não está no template do CONVIBRA. Tema atual e relevante, bem abordado pelos pesquisadores. Talvez a introdução pudesse ser num formato menor. Interessante os pesquisadores terem desenvolvido seu próprio modelo de quadro de análise. Metodologia muito bem elaborada. Um trabalho que também pode ser útil em relação aos resultados encontrados, se apresentados à empresa (devolutiva) e esta assim entender como uma oportunidade de melhoria. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.