Delineamento de Proposta de Linhas Diretrizes Para o Desenvolvimento do Uso Público: Parque Marcello de Ipanema - Ilha do Governador/Rj

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 281


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Carrilho Da Silva , Julianne Alvim Milward De Azevedo

ABSTRACT
O uso público das Unidades de Conservação (UCs) está associado ao processo de visitação desses espaços, por meio de atividades diversificadas, importantes para a sua conservação. A falta de planejamento do uso público em UCs pode representar ameaças à conservação do meio ambiente, gerando impactos negativos aos meios físico e biótico. O objetivo desse estudo encontra-se na proposição do delineamento de linhas diretrizes para o desenvolvimento do uso público do Parque Marcello de Ipanema (PMI), área protegida, localizado no bairro Jardim Guanabara, Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro/ RJ. A pesquisa quanto aos fins foi exploratória, descritiva, e, aplicada; e, quanto aos meios de investigação, foi de campo, documental e bibliográfica; além de ser, um estudo de caso. Constatou-se durante o estudo o descaso e a situação de abandono do Parque. Apesar disso, o Parque recebe grande número de visitantes, que buscam contemplar as belezas naturais proporcionadas pela floresta urbana, que apresenta remanescentes de Mata Atlântica aliados a exuberantes vistas para a Baía de Guanabara. O esboço da proposição do delineamento de linhas diretrizes para o desenvolvimento do uso público teve por base o documento ‘Orientações Metodológicas para a Elaboração de planos de uso público em Unidades de Conservação’, produzido pelo Ministério do Meio Ambiente no ano de 2019, através do ICMBio. A partir do uso das ferramentas desse documento, conclui-se que o PMI não atende as demandas de visitação. Esse parque urbano deve ser alçado à categoria de UC, para maior efetividade, quanto à conservação da sua biodiversidade. Isso com vista ao desenvolvimento de estratégias de planejamento e ordenamento, a partir das linhas diretrizes esboçadas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.