Modelos de Avaliação do Treinamento Organizacional: Uma Revisão Bibliográfica Sobre a Sua Aplicabilidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 348


Certificado de publicação:
Certificado de Márcio Humberto Rapatão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Márcio Humberto Rapatão , Dalila Alves Corrêa

ABSTRACT
As empresas destinam altas cifras de seu faturamento anual em treinamento organizacional por entenderem a sua necessidade para elevar a base de conhecimento e habilidades do capital humano. Entretanto, este investimento nem sempre gera os resultados esperados e, ainda que isto seja muito crítico, elas não podem abrir mão deste investimento. Mas, podem questionar a eficácia do treinamento por meio de análises sobre seus propósitos, conteúdos, formas de desenvolvimento e resultados da aprendizagem. Para tal, a avaliação se torna uma atividade imprescindível para se conhecer como os processos de ensino-aprendizagem estão viabilizando o alcance de metas relacionados a formação e capacitação dos colaboradores. O presente artigo, por meio de uma revisão bibliográfica sobre “modelos de avaliação de treinamento” levantou informações relacionadas às suas aplicabilidades em trabalhos acadêmicos nacionais e internacionais nas modalidades teses, dissertações e artigos científicos, do período de 2000 a 2021. Os resultados desta revisão identificaram e conceituaram 19 modelos de avaliação de treinamento, apurando os que são mais utilizados pela literatura consultada. Concluiu-se que o modelo mais utilizado no conjunto dos trabalhos revisados é o de Kirkpatrick, criado em 1976, o qual não avalia explicitamente o retorno sobre investimentos em treinamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Márcio Humberto Rapatão 14-11-2022 18:25:29

Um bom trabalho. Parabéns

Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 16:35:47

Trabalho muito bom. As tabelas (verificar se são quadros) com o foco de cada avaliação e a discussão dos resultados estão muito boas. Senti falta na discussão dos resultados de uma visão crítica sobre os modelos que se sobressaíram na análise. As considerações finais ficaram sucintas. As referências estão atualizadas dentro dos últimos cinco anos. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.