LIDERANÇA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO COLABORATIVA NO SETOR PÚBLICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 350


Certificado de publicação:
Certificado de Waldemir Paulino Paschoiotto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Waldemir Paulino Paschoiotto , Cristiano José Castro Almeida Cunha , Solange Maria Da Silva

ABSTRACT
As sociedades contemporâneas, cada vez mais interconectadas, enfrentam problemas complexos, que impactam a vida das pessoas e demandam soluções inovadoras, construídas de forma colaborativa. No setor público, os gestores têm demonstrado crescente interesse na colaboração para estimular o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras. Apesar disso, o campo de pesquisas sobre o papel da liderança nesse processo ainda é incipiente. O objetivo deste trabalho é compreender como funciona o processo de liderança para geração de inovações colaborativas no setor público. Por meio da metodologia de revisão integrativa e análise temática, buscou-se identificar as lacunas existentes e possíveis conexões que possam direcionar futuras pesquisas no campo. A geração de um mapa temático demonstra que o tema principal (liderança no processo de inovação colaborativa no setor público) está associado a quatro temas (observando requisitos básicos; reestruturando a organização; superando obstáculos; e explorando os impulsionadores), os quais prescrevem possíveis ações a serem adotadas pelos líderes públicos que desejam se engajar no desenvolvimento de inovações mais efetivas para a sociedade. A revisão evidencia, ainda, que o perfil dos líderes públicos indicado para estimular processos de inovações colaborativas deve ser proativo e menos apegado a formalismos, devendo observar uma atuação tridimensional: convocando, facilitando e catalisando. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nayara Gonçalves Lauriano 15-11-2022 23:33:55

Muito interessante o estudo feito, ainda mais que permite conhecer o campo de pesquisa, permitindo identificar insights para pesquisas futuras, que é um aspecto fundamental das revisões. Um ponto relevante do trabalho é sua preocupação com as escolhas metodológicas, ainda mais tratando-se de uma revisão integrativa. Uma oportunidade para o trabalho para fortalecer os resultados encontrados e a sua problematização fundamental é propor ou deixar mais claro uma agenda de pesquisas futuras a partir do que foi explorado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.