artigos
Convibra Conference - A MENSURAÇÃO DO BITCOIN NA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE TEÓRICA
A MENSURAÇÃO DO BITCOIN NA CONTABILIDADE: UMA ANÁLISE TEÓRICA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 88


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jose Arilson De Souza , Matheus Vieira Lima , Elder Gomes Ramos , Joelson Agustinho De Pontes , Leonardo Severo Da Luz Neto , Filipe Eduardo Gomes Vieira Dos Santos

ABSTRACT
As moedas surgiram há muitos séculos com o objetivo de facilitar a troca de objetos entre as pessoas, porém esse meio de troca caiu das mãos dos estados que vinham tendo o controle sobre suas moedas até meados de 2008, quando surgiu um novo tipo de moeda, a primeira criptomoeda segura e funcional que não precisaria contar com nenhum governo a intervindo, trata-se do Bitcoin, uma criptomoeda descentralizada que possui limite de fabricação e que vem se tornando cada vez mais relevante no cenário atual. A contabilidade por sua vez possui um novo desafio de mensurar e identificar o novo ativo em uma maneira que melhor se enquadra na sua classificação. Este trabalho tem como objetivo fazer um comparativo entre outros trabalhos científicos relacionados com a mensuração da criptomoeda Bitcoin para obter um melhor entendimento de como o tema está sendo tratado. Concluiu-se indispensável a padronização para o registro destes ativos, sendo que a principal dificuldade encontrada diz respeito a referência para cotação em Reais e a comparabilidade das informações. É possível considerar, que operações financeiras com criptomoedas são semelhantes às operações com moeda estrangeira. A análise é feita supondo a necessidade de classificação de Bitcoin e similares.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria Da Penha Marques Da Silva 29-11-2022 21:39:02

O tema trabalhado é atual e relevante. A pesquisa respondeu ao que se propôs. O Bitcoin é uma moeda virtual, e ao ser adquirido por uma empresa será um Bem que agregará valor ao patrimônio. Dessa forma, o registro desse bem deve ter padronização específica legal que possibilite a organização ter controle sobre ele.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.