ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS E GESTÃO DE CRISE EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 311


Certificado de participação:
Certificado de Gislaine Aparecida Kszan

Certificado de publicação:
Certificado de Gislaine Aparecida Kszan

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gislaine Aparecida Kszan , Sergio Luis Dias Doliveira , Flavia Massuga

ABSTRACT
RESUMO
A pandemia de COVID-19, afetou drasticamente setores da saúde e da economia de uma maneira geral. Considerando o setor econômico e os impactos das medidas restritivas e de contenção do vírus em Micro e Pequenas Empresas (MPE), é interessante analisar as estratégias que foram tomadas com a intenção de minimizar os efeitos negativos ocasionados por essa crise. Essa pesquisa é caracterizada como descritiva e bibliográfica e visa identificar quais estratégias foram adotadas pelas MPEs durante o período pandêmico. Os resultados demonstram que as principais estratégias adotadas para o gerenciamento da crise pandêmica foram trabalho remoto, redução da jornada de trabalho, suporte informativo com medidas de cuidado internas, vendas online, redução na produção, demissões, suspensão de atividades, uso de fundos de ajuda, uso de competências emocionais e realização de parcerias. Também é ressaltado a importância da inovação e introdução de novas tecnologias para a adaptação meio às adversidades e incerteza de um ambiente de mudanças. 
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19; Estratégias organizacionais; Gestão de Crise.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Priscila Portela De Azevedo 18-11-2022 10:00:10

Tema emergente e de considerável relevância para a realidade que as empresas enfrentaram e ainda estão passando, diante das novas demandas do mercado.

Foto do Usuário Felipe Junior Da Silva 19-11-2022 14:59:33

Tema muito pertinente para as organizações, crises são sintomas que mostram que algo precisa ser melhorado. Como estão presentes em várias situações, deve-se intender bem esses momentos, e em último caso estar preparado para tomar decisões de difícil deliberação. A crise sanitária da covid foi fator externo que mais exigiu esforço das empresas nos últimos tempos para sua sobrevivência. Além dessa, o trabalho poderia trazer da literatura exemplos de outras crises como as sanitárias ou aprofundado mais sobre o tema como pincelar sobre os tipos de crise ou alguma categorização.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.