Possibilidades Resultantes da Adesão Ao Ambiente de Contratação Livre de Energia Elétrica: Um Estudo de Caso em Um Condomínio Residencial de Grande Porte em Belo Horizonte.
DOCUMENTAÇÃO
Tema: Administração Ambiental
Temas Correlatos: Administração Ambiental;
Acessos neste artigo: 57
COMPARTILHE ESTE TRABALHO
AUTORIA
Anderson Cruvinel Magalhães Maciel , Patrick Lucca Frade Diniz , Paulo Henrique Constantino , Paulo Fernandes Sanches Junior , Luciano Dos Santos Diniz
ABSTRACT
O mercado livre de energia elétrica brasileiro é um ambiente regulado de negociação e contratação de energia elétrica. Neste ambiente os consumidores “livres” podem negociar livremente todas as condições comerciais envolvidas neste contexto, tais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, sem a intermediação da concessionária local. Atualmente apenas clientes com demanda acima de 500kW podem entrar para este mercado, considerando as regras de vigência atual. Buscando os benefícios desta modalidade, condomínios residenciais de grande porte, em função da grande concentração de carga, podem ser agrupados de modo a configurar uma única unidade consumidora, o que lhes permite negociar livremente a energia que consomem. O objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade de migração para o ambiente de contratação livre (ACL) de um condomínio residencial de grande porte, pontuando todas as especificidades do processo, contemplando aspectos técnicos, financeiros e jurídicos.
Para participar do debate deste artigo, faça login.