artigos
Convibra Conference - Precificação de produtos/serviços e posicionamento de mercado na prática: intuição vs. modelos administrativos
Precificação de produtos/serviços e posicionamento de mercado na prática: intuição vs. modelos administrativos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 59


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adylson Rhander Dos Reis Ramalho De Queiroz , Amanda Leticia Machado Fernandes , Marcos Ferreira

ABSTRACT
O objetivo do presente trabalho será analisar como organizações de pequeno e médio porte estabelecem a precificação de produtos e serviços e sustentam essa precificação ao longo dos seus ciclos de produtividade. Como objetivo secundário analisar diferenças e semelhanças entre o modelo de tomada de decisão gestor baseado na intuição e modelos administrativos estruturados publicados em periódicos científicos em Administração. Para isso, a programação da pesquisa envolve realizar entrevistas semiestruturadas com empreendedores de pequeno e médio porte no região metropolitana do Rio de Janeiro, em análise qualitativa. Após, confrontar os resultados com pesquisas secundárias encontradas em literatura nacional, após levantamento bibliográfico. Espera-se, como contribuição teórica, alistar modelos administrativos de tomada de decisão gestora, baseados em experiências de caso organizacionais aplicados, em empresas de pequeno e médio portes. Como contribuição prática, a proposta de elaboração de um modelo de tomada de decisão de auxílio ao papel gestor em empresas de pequenos e médios portes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

A pesquisa é extremamente relevante considerando o grande papel social das micro e pequenas empresas no Brasil. A conclusão acertadamente aponta que ''a tomada de decisão de pequenos e médios empreendedores/gestores ocorre, essencialmente, de forma intuitiva''. O desafio, entretanto, não é propor mais um modelo, mas como torná-los efetivos para que passem a ser aplicados. Acredito que um próximo passo para esse trabalho fosse uma construção aberta de uma solução incluindo o usuário no processo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.