COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA GERAÇÃO Z: RELACIONAMENTOS COM MARCAS E INFLUENCIADORES NAS REDES SOCIAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 137


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ingrid De Souza Bertoli , Gustavo Barbieri Lima

ABSTRACT
O objetivo central da presente pesquisa é compreender o comportamento de compra do consumidor da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), assim como investigar a influência dos seus grupos de referência (amigos, família, colegas, etc), das redes sociais e influenciadores digitais no processo de decisão de compra. Para tal, realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual 06 pessoas daquela geração foram entrevistadas por videoconferência, através da plataforma Google Meet, durante o mês de setembro de 2021. Como resultados, constatou-se que: (a) a geração Z faz compras mais racionais, após pesquisas para levantamentos de informações acerca da marca e do produto ou serviço o qual se pretende adquirir; (b) apesar de influenciadores digitais terem o poder de despertar o desejo e o interesse por determinada marca ou produto, são os amigos e familiares que exercem maior influência sobre a decisão de compra do indivíduo pertencente a essa geração. (c) Concluiu-se, por fim, que a antiga publicidade não gera efeito na jornada do consumidor desse público em questão. Por outro lado, estratégias interessantes para serem utilizadas são: marketing de relacionamento e buzz marketing, já que existe essa exigência por parte do consumidor em relação a todo o processo de compra, e levando também em consideração a influência que as pessoas têm sobre a decisão de compra dos próximos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Um bom título, poderia também ter feito uma breve analogia ao consumo na introdução Marketing 3.0 de Kotler fala que o mercado existe uma orientação direta para o produto em contrapartida, Marketing 4.0 reafirma que o mercado mudou, hoje o foco é no cliente, por ter esse foco os metodos adotados como influencers, parecerias... (o leque de variedade para desenvolvimento de estratégias e ações nas mídias). Sinto falta de Marketing 5.0 que fala mais sobre as gerações em um dos seus capitulos. No mais, parabéns pelo trabalho e muito sucesso na jornada academica!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.