artigos
Convibra Conference - Projeto Integrado: Uma Experiência de Curricularização da Extensão Universitária no Curso de Nutrição
Projeto Integrado: Uma Experiência de Curricularização da Extensão Universitária no Curso de Nutrição

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 51


Certificado de publicação:
Certificado de Angélica Frizon Krindges Ludwig

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Angélica Frizon Krindges Ludwig , Laís Tainá Koch , Deisi Maria Vargas , Luciane Coutinho De Azevedo

ABSTRACT
O componente curricular Projeto integrado IV (PI-IV), previsto na sexta fase da nova matriz curricular do curso de Nutrição da Universidade de Blumenau (FURB), objetiva viabilizar a curricularização das atividades de extensão. Essa ação é viabilizada por meio da articulação com projetos de extensão institucionais que desenvolvam atividades afins. No primeiro semestre de 2022, em parceria com os componentes curriculares Nutrição Clínica II, Estratégias do Cuidado em Nutrição Clínica, Nutrição aplicada ao Exercício Físico e Identidade Culinária, o PI -IV desenvolveu atividades de extensão universitária nos cenários de prática do Projeto de Extensão Doce Alegria, cujo público-alvo são crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Este relato objetiva descrever uma atividade exitosa de curricularização da extensão no curso de Nutrição. Adotou-se a estratégia metodológica de problematização do Arco de Maguerez. Na primeira etapa (observação da realidade), os estudantes participaram de uma Webinar e realizaram visita técnica ao Núcleo de Atenção em Diabetes (Blumenau/SC). Em seguida, foram socializados com o grupo os pontos-chaves elencados. A teorização de temas sobre diabetes que necessitava de aprofundamento teórico foi apresentada na forma de seminário. Na quarta etapa, foram listadas possibilidades de intervenção na realidade (hipótese de solução) e na quinta (aplicação à realidade), cada grupo desenvolveu um projeto de intervenção que foi aplicado em parceria com o projeto de extensão. A articulação entre ensino e extensão possibilitou promover curricularização das atividades de extensão no curso de nutrição da FURB de acordo com indicações previstas nas diretrizes para extensão na educação superior brasileira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.