GERENCIAMENTO E LIDERANÇA EM ENFERMAGEM

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 286


Certificado de publicação:
Certificado de Teresa Celia De Mattos Moraes Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Teresa Celia De Mattos Moraes Dos Santos , Carolina Oliveira Da Silva

ABSTRACT
Introdução: O gerenciamento e a liderança fazem parte da prática profissional da Enfermagem, que é responsável por administrar os recursos visando a qualidade do cuidado. Objetivo: Identificar o conhecimento de acadêmicos do curso de Enfermagem quanto à importância da disciplina de gerenciamento em relação aos cuidados prestados e identificar a importância e o conhecimento dos acadêmicos em relação à competência de liderança na Enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 140 alunos do curso de Enfermagem de uma universidade do Vale do Paraíba Paulista. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação do questionário de características individuais e, registro sobre liderança e gestão em Enfermagem. Os dados foram quantificados pelo software Microsoft Excel 2010. Resultados: Predominou em 116 (86,82%) o sexo feminino; faixa etária em 107 (76,43%) entre 17 a 23 anos; que trabalham em 62 (44,29%), sendo que 26 (41,02%) na área da enfermagem. Quando questionados em relação ao perfil da profissão e da liderança, 60 (42,86%) identificam como assistencial; 102 (72,86%) acreditam ser possível aprender a liderar; 86 (61,42%) antes de iniciarem a graduação, não conheciam o papel de gestor do enfermeiro; 137 (97,86%) já conheciam os princípios de gerenciamento; 135 (96,43%) consideram que para um cuidado de qualidade é necessária a administração dos recursos; 140 (100%) consideram importante a disciplina de gerenciamento para o curso; 104 (74,29%) se veem como futuros líderes; 135 (96,43%) consideram importante o papel do líder em enfermagem; 78 (55,71%) conhecem os tipos de liderança; 137 (97,86%) concordam que o tipo de liderança influência no resultado final; 138 (98,57%) afirmam ser importante a opinião da equipe na resolução de problemas; e 113 (80,71%) consegue gerenciar suas atividades diárias e se veem como gestores. Conclusão: Os acadêmicos caracterizam o exercício da profissão de enfermagem, como gerencial, que é possível aprender a liderar. Não conhecem o papel do enfermeiro como administrador e como gestor de recursos. Conhece os princípios de gerenciamento e que há ligação entre recursos e cuidado de qualidade. Todos os acadêmicos disseram ser importante aprender os princípios de gerenciamento na graduação de Enfermagem e que o gerenciamento dos recursos garante um cuidado de qualidade. Consideram ser importante a opinião da equipe na resolução de problemas, e se veem como futuros gestores. Conclui-se a importância que se faz a prática durante a graduação, e assim mostrar que a teoria e pratica precisam caminhar juntos.
Palavras-chave: Administração. Enfermagem. Liderança; Organização. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Deise Ferreira De Souza 25-11-2022 14:58:53

Trabalho relevante para os graduandos de enfermagem, apresentado com clareza e sem dificuldades. Respondeu muito bem as indagações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.