UTILIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRAO COMO ESTRATÉGIA DO GERENCIAMENTO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA INFUSÃO DE CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICA CRIOPRESERVADAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 298


Certificado de participação:
Certificado de Eliane Paciência Brandão

Certificado de publicação:
Certificado de Eliane Paciência Brandão

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eliane Paciência Brandão

ABSTRACT
O trabalho do enfermeiro é constituído de duas dimensões que se complementam: a assistencial (cuidado direto ao paciente) e a gerencial (organização do trabalho, recursos humanos de enfermagem, ações de cuidado indireto) . A enfermeira planeja e organiza o cuidado em todos os níveis de complexidade na sua função de gerenciamento do cuidado sendo necessário a implementação de ações de gerenciamento do cuidado quando o enfermeiro incorpora ferramentas e instrumentos administrativos e assistenciais para o cuidado direto e indireto. O Procedimento Operacional Padrão (POP) é uma ferramenta de gestão da qualidade que contem descrições de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado com o paciente e tem como objetivo padronizar e minimizar os desvios e variações durante a execução de uma atividade. Objetivo: relatar a vivência de um grupo de enfermeiros na utilização de POP de infusão de CTH criopreservada. Método: trata-se de um relato de experiência de um grupo de enfermeiros que atuam num Centro de Transplante de Medula Óssea com o emprego do POP na infusão de CTH criopreservadas. O POP institucional descreve as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro e pelo técnicos de enfermagem durante a infusão, bem como prevê os materiais necessários para o procedimento, possibilitando o planejamento e o gerenciamento do cuidado ao paciente. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Deise Ferreira De Souza 25-11-2022 15:02:11

Trabalho relevante para os enfermeiros, com clareza do objetivo. Apresentado com certa dificuldade no som, mas posteriormente normalizou e a relatora respondeu bem as indagações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.