artigos
Convibra Conference - Estrutura de Capital e Competitividade Setorial em Empresas Listadas na B3 Durante a Crise do Covid-19
Estrutura de Capital e Competitividade Setorial em Empresas Listadas na B3 Durante a Crise do Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 8


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabrielly Mendes Costa , Juliano Lima Pinheiro , Wagner Moura Lamounier , Valéria Gama Fully Bressan

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho é avaliar a influência da crise sanitária da COVID-19 e da competição de mercado dos diferentes setores na estrutura de capital das empresas brasileiras. Apoiado nas teorias de trade-off e pecking order, utilizou-se uma amostra de empresas brasileiras listadas na B3, referente ao 1° trimestre de 2018 ao 2° trimestre de 2022. As variáveis determinantes da estrutura de capital utilizadas foram: rentabilidade, tamanho, tangibilidade, composição dos ativos, crescimento, a proxy de competitividade, foi medida pelo índice de Herfindahl-Hirschman e a Dummy da crise COVID-19. O método empregado devido à presença de heterocedasticidade e autocorrelação, foi a regressão por Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis. Os resultados apoiaram as dinâmicas de endividamento frente ao pecking order, onde com maiores retornos tendem a precisar menos de captação de recursos externos e ao trade-off, mostrando que a relação com maior tangibilidade e firmas maiores geralmente têm maiores facilidades em conseguir financiamentos. Sobre a crise da COVID-19, conclui-se que ela teve influência positiva analisada pelo setor. A pesquisa contribui para um melhor entendimento das estruturas de capital frente ao trade-off e pecking order e a crise sanitária da COVID-19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.