artigos
Convibra Conference - O PROCESSO DE GOVERNANÇA NA ELABORAÇÃO DO DOSSIÊ DO PROJETO GEOPARQUE CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL, A PARTIR DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL.
O PROCESSO DE GOVERNANÇA NA ELABORAÇÃO DO DOSSIÊ DO PROJETO GEOPARQUE CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL, A PARTIR DO CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 13


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Izabel Regina De Souza

ABSTRACT
Objetivo desse trabalho é descrever o processo de Governança na elaboração do Projeto Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, na perspectiva de compreender como os agentes envolvidos foram tomando seus lugares e colaborando em cada parte do processo de elaboração do dossiê, que foi enviado ao comitê de avaliadores do Geoparque Mundial da UNESCO O projeto apresenta um novo olhar frente à utilização, valorização e divulgação do território, o qual possibilita o desenvolvimento do geoturismo, que se relaciona com o desenvolvimento sociocultural, econômico e ambiental da região, além de fomentar a conservação do patrimônio natural, promoção e divulgação de pesquisas, educação com olhar para a sustentabilidade, valorização do patrimônio cultural, geração de emprego, bem como propiciar maior visibilidade no contexto nacional e internacional. De maneira geral o projeto propõe a sensibilização da sociedade para o reconhecimento e valorização da importância da conservação da natureza e da cultura, tornando o turismo ou o geoturismo um catalizador de mudanças positivas na região. Metodologicamente este trabalho se classifica como descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista com participantes do consórcio intermunicipal Geoparque caminho dos Cânions do Sul, instituição responsável pela gestão dos processos de viabilização do pedido de avaliação do território para torna-se um Geoparque de fato.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.