artigos
Convibra Conference - A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA NO COMBATE À COVID-19: PUBLICAÇÕES ENTRE 2020 E 2021
A IMPORTÂNCIA DOS PROFISSIONAIS DA RADIOLOGIA NO COMBATE À COVID-19: PUBLICAÇÕES ENTRE 2020 E 2021

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 12


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Simone Meurer Brand

ABSTRACT
Essa pesquisa teve como objetivo discorrer sobre a importância dos profissionais da radiologia no combate à COVID-19, em especial nesse período de calamidade mundial sem precedentes. Em relação à metodologia, realizou-se uma revisão qualitativa sistemática da literatura, tendo sido consultadas as bases de dados Lilacs e Scielo, com publicações nos idiomas português e inglês, entre 2020 e 2021. Considerando os critérios de inclusão, a amostra inicial foi composta por 62 publicações (Scielo: 25; Lilacs: 37) e a amostra final totalizou 7 artigos. Como resultado, verificou-se uma concordância entre os autores pesquisados sobre a relevância da atuação dos profissionais da radiologia no período pandêmico que, mesmo expostos aos riscos do agente infeccioso, mantiveram-se perseverantes diante de tantas incertezas. Não restou dúvidas de que a pandemia veio reafirmar o papel fundamental da radiologia e diagnóstico  por imagem na linha de frente do combate à COVID-19, onde profissionais como auxiliares,  técnicos  e  tecnólogos  em  Radiologia, médicos e residentes, físicos, médicos, biomédicos, enfermeiros e outros trabalhadores da saúde exerceram suas atividades com a máxima dedicação. Uma importante limitação dessa pesquisa foi a escassez de estudos publicados acerca da temática proposta, especialmente em língua portuguesa, haja vista que não foram encontrados estudos nesse idioma nas plataformas de pesquisa Lilacs e Scielo.

Palavras-chave: Pandemia. Diagnóstico por imagem. Profissionais da Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.