Transporte Público Sobre Trilhos: Percepções Sobre a Área de Manutenção do Sistema Metropolitano do Grande Recife

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 338


Certificado de publicação:
Certificado de Vera Lúcia Da Conceição Neto

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amaro Marcos Dos Santos Junior , Vera Lúcia Da Conceição Neto

ABSTRACT
Este artigo analisou os principais problemas enfrentados pelos profissionais de manutenção de transporte público metroviário do Grande Recife, diante das constantes falhas presentes no sistema. Buscou-se identificar quais eram os problemas percebidos por esses profissionais que comprometiam a continuidade dos serviços públicos de transporte coletivo sobre trilhos na localidade. Optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio de 20 entrevistas semiestruturadas com participantes que atuavam na manutenção metroferroviária, nas funções de supervisores, técnicos e assistentes de manutenção do quadro efetivo do Metrorec. As informações foram tratadas pela análise de conteúdo. Os resultados identificaram que os profissionais da manutenção apontam os principais problemas enfrentados por eles: a redução de recursos para compras de matéria-prima e de ferramentas e peças de reposição para o sistema, os desgastes de peças das composições e trilhos provocadas pela falta das manutenções programadas, o que contribui com o canibalismo, sucateamento e a indisponibilidade da frota ativa. Além da dificuldade de relacionamento com os superiores, dos roubos de cabos e fios e do vandalismo, que também foram mencionados por alguns dos profissionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nathan Pompermayer 18-11-2022 16:39:50

Venho aqui parabenizar o autor do artigo, por ter escolhido um tema que alcança muitas pessoas, devido ao fato do transporte público ser um meio de locomoção amplamente utilizado. Certamente este trabalho contribui com a sociedade em geral, pois aponta a diminuição dos investimentos, a falta de planejamento e da gestão de manutenção, como fatores para a problemática do transporte sobre trilhos.

Foto do Usuário Guilherme Teixeira Coelho 23-11-2022 21:00:42

A decisão de pesquisar a respeito de um modal tão relevante e já amplamente utilizado em outros países é de suma importância, tendo em vista a expansão da densidade populacional, principalmente em grandes meios urbanos brasileiros. Ficou claro com a pesquisa, a necessidade observada pelo autor e pelos pesquisados de maior organização e gestão do bem de uso coletivo, com manutenções preventivas e preditivas, além disso, pode também ser observada a necessidade da ampliação da malha no Brasil.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.