artigos
Convibra Conference - Transporte Público Sobre Trilhos: Percepções Sobre a Área de Manutenção do Sistema Metropolitano do Grande Recife
Transporte Público Sobre Trilhos: Percepções Sobre a Área de Manutenção do Sistema Metropolitano do Grande Recife

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 15


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vera Lúcia Da Conceição Neto , Amaro Marcos Dos Santos Junior

ABSTRACT
Este artigo analisou os principais problemas enfrentados pelos profissionais de manutenção de transporte público metroviário do Grande Recife, diante das constantes falhas presentes no sistema. Buscou-se identificar quais eram os problemas percebidos por esses profissionais que comprometiam a continuidade dos serviços públicos de transporte coletivo sobre trilhos na localidade. Optou-se pela pesquisa qualitativa, por meio de 20 entrevistas semiestruturadas com participantes que atuavam na manutenção metroferroviária, nas funções de supervisores, técnicos e assistentes de manutenção do quadro efetivo do Metrorec. As informações foram tratadas pela análise de conteúdo. Os resultados identificaram que os profissionais da manutenção apontam os principais problemas enfrentados por eles: a redução de recursos para compras de matéria-prima e de ferramentas e peças de reposição para o sistema, os desgastes de peças das composições e trilhos provocadas pela falta das manutenções programadas, o que contribui com o canibalismo, sucateamento e a indisponibilidade da frota ativa. Além da dificuldade de relacionamento com os superiores, dos roubos de cabos e fios e do vandalismo, que também foram mencionados por alguns dos profissionais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.