artigos
Convibra Conference - Do Produtivismo Científico Aos Problemas de Coautoria: Considerações Sobre a Má Conduta na Pós-Graduação
Do Produtivismo Científico Aos Problemas de Coautoria: Considerações Sobre a Má Conduta na Pós-Graduação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 18


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Victor Silva , Karine De Jesus Rodrigues Santana

ABSTRACT
O presente artigo aborda, de maneira introdutória, sobre os problemas de coautoria na pós-graduação, partindo do entendimento que essa má conduta está relacionada com o produtivismo científico, que, de certa forma, é incentivado pelos programas de pós-graduação. Com o objetivo de identificar os problemas de coautoria na pós-graduação, a partir da perspectiva dos discentes, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa e de finalidade descritiva e exploratória, cujo material empírico foi obtido por meio de entrevistas com estudantes ou egressos de três diferentes cursos de pós-graduação de uma mesma instituição de ensino de Minas Gerais. Os entrevistados foram alcançados por conveniência e eles responderam a um questionário, online e de questões abertas, por meio das quais puderam relatar sobre as más condutas de coautoria nos seus cursos, a partir de suas perspectivas. Pelos resultados, identificou-se que a coautoria cerimonial é praticada pelos estudantes, a partir do incentivo ou obrigatoriedade dos professores, incluindo-os como coautores ou até mesmo outros professores, que apenas avaliaram o trabalho. Esses resultados indicam, ainda, a importância de estudar as vivências acadêmicas dos estudantes de pós-graduação, para entender esse e outros problemas, decorrentes da relação desigual entre os programas de pós-graduação e os alunos, bem como seus mecanismos de resistências. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.