artigos
Convibra Conference - Desafio em Gestão da Informação: Sistemas Integrados de Produção Agropecuária
Desafio em Gestão da Informação: Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paraguassu Menezes Dos Santos , Paraguassu Menezes Dos Santos - Cepan / Ufrgs , Glauco Schultz , Carlos Alberto Oliveira De Oliveira

ABSTRACT
Para tratar de gestão da informação, nas organizações com sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) no Bioma Pampa, buscou-se referências sobre diferentes áreas de negócios internacionalmente, que possam ser aplicados ao agronegócio. Utilizou-se pesquisa bibliográfica na base de dados SCOPUS, teses e dissertações selecionadas nos repositórios digitais de LUME - UFRGS e Aliança dos Sistemas Integrados de Produção Agropecuária. Com o objetivo de entender a gestão da informação, buscou-se um modelo de análise que possibilite identificar o nível da prática das capacidades de gestão da informação nestas organizações. Este artigo apresenta o modelo selecionado, identificado como Modelo Orientado para a Informação, que foca em três dimensões: gestão de tecnologias, gestão de informações e gestão de comportamentos e valores pessoais. Este modelo fornece uma ferramenta de análise e medição do nível da gestão da informação pela perspectiva dos gestores seniores das organizações, formando indicadores para cada uma das dimensões e um indicador geral, colocando as pessoas no foco principal das atividades de gestão. Propõe-se nova ferramenta de análise, a partir do modelo selecionado, incorporando conceitos propostos pela FAO. Incorpora, também, categorias de risco conforme tese em engenharia de produção, tratandon da gestão do risco nos SIPA. Esta nova versão servirá para aplicar em pesquisas de campo. Testar os seis benefícios preconizados pela Aliança SIPA - eficiência no uso de nutrientes, uso de insumos, maquinário e pessoal, liquidez financeira, redução do risco e aumento da renda. Esta nova ferramenta explicita a conexão entre a gestão e a performance da organização.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.