Efeitos do Covid 19 no Desempenho Econômico-Financeiro de Empresas do Setor de Tecido, Vestuário e Calçado Listadas na B3.
DOCUMENTAÇÃO
Tema: Contabilidade
Temas Correlatos: Finanças;
Acessos neste artigo: 159
COMPARTILHE ESTE TRABALHO
AUTORIA
Willen De Tassio Da Silva E Silva , Raimunda Maria Da Luz Silva , Rayane De Lima Silva , Rodrigo Silva Cavalcante , Fabrício Do Nascimento Moreira
ABSTRACT
O objetivo geral desta pesquisa visou verificar os efeitos da pandemia causada pelo covid-19 sobre a liquidez, rentabilidade e endividamento de Empresas de Comércio de Tecidos, Vestuário e Calçados listadas na B3. Para alcançá-lo, a investigação abrangeu os exercícios sociais de 2019 e 2020. Este estudo buscou dados e embasamento teórico para realizar a análise de demonstrativos contábeis por meio de indicadores. Tal avaliação tem o propósito de fornecer informações sobre uma entidade evidenciando o seu desempenho econômico-financeiro. Os procedimentos metodológicos adotados para o seu desenvolvimento foram de caráter descritivo quanto ao objetivo, é considerado quanti-qualitativo em relação à abordagem. Nesse sentido foram extraídos dados dos relatórios estruturados das organizações como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício, posteriormente, efetuou-se o cálculo e análise dos resultados obtidos dos índices. Os resultados alcançados com a pesquisa demonstraram que as empresas de modo geral conseguiram manter uma boa liquidez, apesar das variações ocorridas no período; quanto ao endividamento verificou-se que houve aumento na dependência do capital de terceiros; os indicadores de rentabilidade indicaram uma queda nas vendas no ano de 2020 e também na lucratividade em relação aos investimentos realizados nas companhias.
Para participar do debate deste artigo, faça login.