AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UTILIZAR AS REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIAS DE VENDAS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Marketing Digital ;

Acessos neste artigo: 442


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria De Fátima Da Silva , Amélia Alves Paulino Da Silva

ABSTRACT
As redes sociais são importantes instrumentos para divulgação e vendas de produtos e serviços. Assim muitas empresas tem se apoiado nessa ferramenta como estratégia de negócio. Neste sentido este trabalho teve como objetivo analisar quais as vantagens e desvantagens das redes sociais como estratégias de vendas nas pequenas e médias empresas. A pesquisa foi de caráter qualitativo com finalidade descritiva por meio de levantamento bibliográfico. Desse modo, os resultados indicam que as principais vantagens foram, uma importante fonte de alavancagem das vendas, sendo imprescindível para as atuais organizações e novos empreendedores; Auxilio nas vendas e representatividade no faturamento dos negócios, entre outras. E uma das desvantagens existentes é que entre os riscos citados destaca-se a vulnerabilidade da exposição da empresa. O Facebook e o Instagram foram às redes de maior utilização por elas.   Conclui-se que empresas de todos os portes utilizam as redes sociais como estratégias de vendas, uma vez que as redes apresentam vantagens competitivas, mas também existem algumas desvantagens que é preciso ter cuidado. 
Palavras-chave: Marketing digital; pequenas e médias empresas; Estratégias de vendas; Internet; Redes sociais digitais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Gabriel De Souza Galvão 30-11-2022 15:56:13

O trabalho contribui para o debate sobre as redes sociais como instrumento e canal de vendas para pequenas e médias empresas. Geralmente os MEIs são caracterizados por uma única pessoa ou poucas pessoas atuando no negócio, então, o próprio proprietário é responsável por todas as operações da empresa e, em alguns casos, embarca no comércio pelas redes sociais sem o conhecimento mínimo sobre o uso, suas vantagens e desvantagens. O trabalho esclarece, através da literatura, as principais vantagens e desvantagens do uso das redes sociais como estratégia de vendas e pode contribuir na prática com a atividade empreendedora no meio digital. Como sugestão, pode ser realizada uma pesquisa futura com empreendedores, que na prática poderão relatar as experiências com a comercialização através das redes.

Foto do Usuário Juliane Vulczak 06-12-2022 14:43:06

Interessante abordar as desvantagens da utilização das redes sociais para vendas, afinal de fato as vantagens prevalecem. É relevante ressaltar os desafios ao se utilizar dessas redes, pois muitas pessoas não sabem utilizá-las adequadamente ou cometem muitos erros pela falta de investimento em um conhecimento maior a respeito da atuação nesses meios de comunicação e oferta de produtos/serviços. Kotler (2017) afirma que as organizações precisam tratar muito bem seus consumidores em todo o caminho do consumidor, principalmente no que diz respeito ao pós-venda, que muitas vezes acaba sendo negligenciado. Igualmente apenas como contribuição ressalto um grande ferramenta que contribui grandemente para a atração de consumidores e sua persuasão, que são os gatilhos mentais. Podem ser bem empregados nas redes sociais e ajudam diretamente com o aumento do engajamento e das vendas. Ademais parabenizo pela composição do trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.