artigos
Convibra Conference - As experiências de executivas mais velhas durante a pandemia e suas expectativas para o futuro no mercado de trabalho
As experiências de executivas mais velhas durante a pandemia e suas expectativas para o futuro no mercado de trabalho

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 20


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Patricia Brunido

ABSTRACT
A pandemia da Covid-19 trouxe um grande impacto social e econômico em todo o mundo, afetando diretamente a vida profissional das pessoas e representando, como tal, um grande choque na carreira para muitas delas. Levantamentos recentes indicam que as mulheres foram desproporcionalmente atingidas pela crise, intensificando desafios que já enfrentavam antes, como a dupla ou tripla jornada. Ao mesmo tempo, a população mundial está envelhecendo e já se observa a necessidade de os idosos permanecerem trabalhando por mais tempo. Baseado na literatura sobre choque de carreira e teoria de desenvolvimento ao longo da vida, o objetivo deste estudo qualitativo foi investigar as experiências de executivas mais velhas durante um evento inesperado e extraordinário como uma pandemia e suas expectativas em relação ao seu futuro no mercado de trabalho. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com mulheres executivas com idade média acima de 50 anos, que compartilharam os inúmeros desafios que vivenciaram, como conciliar papéis particulares e profissionais com o novo modelo de teletrabalho e a necessidade de novos aprendizados. Além disso, as entrevistadas destacaram aspectos positivos e negativos com base em suas experiências, assim como falaram sobre o papel das organizações em que trabalham diante de tal cenário e seus planos para o futuro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.