artigos
Convibra Conference - DEIXA O ARCO-ÍRIS ENTRAR: Reflexões sobre o Formulário de Inscrição dos Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e a Cisnormativiade.
DEIXA O ARCO-ÍRIS ENTRAR: Reflexões sobre o Formulário de Inscrição dos Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e a Cisnormativiade.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniel De Jesus Pereira , Mirian Gomes Conceição , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

ABSTRACT
Recentemente, têm surgido movimentos que clamam por uma maior diversidade e inclusão na academia em Contabilidade. Em 2020, uma carta escrita demandando mudanças na área foi lida na Assembleia da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT). Assim, o momento é propício para repensarmos processos. Dentro desse contexto, nos autorizamos em apresentar possíveis alterações nos formulários de inscrição dos Programas de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGC), ao incluir campos para a autodeclaração da identificação de gênero e de orientação sexual. Definimos essa escrita como um trabalho em curso e cujo desenho percorre pelas nossas experiências pessoais, bem como das falas de estudantes de mestrado, ou já mestres, em Contabilidade que se autodeclaram LGBTQIA+; participantes, ou não, do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID). Buscamos mostrar no presente texto o nascedouro dos acordos feitos por nós, pessoas LGBTQIA+, em sucumbir aos silenciamentos obrigatórios e às violências do modelo cisnormativo que impera em nossa qualificação como candidates, candidatas e candidatos à pós-graduação na Contabilidade. Terá chegado a hora de repensarmos o (cis)tema?

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.