Método TDABC: Uma Aplicação em Indústria Moveleira no Estado de Sergipe

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 297


Certificado de publicação:
Certificado de Alex Fabiano Bertollo Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alex Fabiano Bertollo Santana , Madalena Oliveira Resende Da Silva

ABSTRACT
Devido a competitividade do mercado atual, as empresas buscam cada vez mais o controle e a eficiência de seus processos, bem como os menores custos e maior valor agregado para os clientes. O TDABC, proposta por Kaplan e Anderson (2007), é um método de custeio que tem como objetivo fornecer dados mais exatos e com uma maior agilidade na obtenção das informações necessárias, tendo o intuito de possibilitar uma maior flexibilidade nas atividades, permitindo variações de complexidade e individualizações possibilitando a identificação mais correta da lucratividade de cada cliente. Dessa forma, o estudo tem como objetivo verificar como o TDABC pode auxiliar na tomada de decisões referente à fabricação de determinados produtos de uma indústria moveleira. A pesquisa classifica-se metodologicamente como um estudo de caso, qualitativo de caráter descritivo. Como conclusão do estudo, foi possível à identificação do custo dos produtos com a implantação do sistema TDABC. Onde foi possível verificar os resultados da mensuração das atividades dos setores. Portanto, o estudo confirmou que é viável a implantação desse método de custeio em indústrias moveleiras, sendo assim, atingindo os objetivos do estudo. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliano Almeida De Faria 22-11-2022 11:49:30

O trabalho apresenta a aplicação da moderna técnica TDABC numa indústria moveleira e apresenta resultados característicos da correta aplicação do método. Este trabalho revela a adequação do TDABC para pequenas empresas e contribui significativamente no processo da necessária ampliação da técnica num ambiente de demanda por informações de custos com maior qualidade. Parabéns aos autores.

Foto do Usuário Anderson Andrade De Oliveira 22-11-2022 20:27:02

O trabalho apresenta os detalhes no qual uma industria que adota o TDABC como metodo de custeio, consegue mapear o desenvolvimento para se formar o custo do produto produzido, contribuindo para continuidade dos itens que geram mais beneficios e lucratividade. Parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.