COMPORTAMENTO DO RADAR ALI EM EMPRESAS DO SETOR DE ALIMENTOS NO ESTADO DO PARANÁ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Gestão de Operações e Logística;

Acessos neste artigo: 206


Certificado de publicação:
Certificado de Antonio Costa Gomes Filho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andressa Trogello , Antonio Costa Gomes Filho

ABSTRACT
O Estado do Paraná tem sido destaque em diversos setores da economia, entre eles o setor de alimentos. Ao analisar o banco de dados das empresas atendidas pelo Programa Brasil Mais, observou-se que as empresas do segmento de alimentos e bebidas apresentavam um certo padrão no nível do radar de inovação, sendo que a maioria possuía menor maturidade nas dimensões: gestão por indicadores e gestão das operações. O objetivo deste artigo é verificar qual o comportamento das dimensões Gestão por Indicadores e Gestão por Operação na base de dados das empresas do setor de alimentos participantes do ciclo 01 do Programa Brasil Mais no Estado do Paraná. Para realizar este trabalho foi feita uma análise do radar de inovação, utilizando o banco de dados do ciclo 01 do Programa Brasil Mais do Estado do estado do Paraná. O desenvolvimento da análise resultou que as empresas obtiveram uma melhora no nível de maturidade, sendo que na gestão por indicadores, 22% das empresas evoluíram, e na gestão das operações 12% evoluíram. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joivan Do Valle Araujo 14-11-2022 22:10:05

Tema bastante interessante. O artigo possui algumas características que precisam ser repensadas: Necessita ajuste da figura 4 e tabela 4 Não há necessidade de justificar o uso da metodologia na apresentação de resultados “Comparativo dos resultados: pode-se afirmar que a metodologia auxiliou no desenvolvimento dos temas apresentados. Isso se deve ao processo metodológico e a aplicação do radar que analisa problemas que devem ser analisados, testados e melhorados.” O conteúdo da seção 2.4 IMPACTO DAS PRINCIPAIS AÇÕES IMPLEMENTADAS deveria estar como desdobramentos das ações nas considerações finais? É um objetivo especifico? A partir dele, existe sugestões de novas ações ? Após os ajustes, o artigo servirá como uma das ótimas referências do trabalho do ALI já publicadas.

Artigo bem desenvolvido e de fácil compreensão. O resumo define bem o contexto do artigo. A conclusão trouxe resultados relevantes ao momento econômico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.