artigos
Convibra Conference - PROPOSIÇÃO CONCEITUAL: Estratégias empreendedoras e Estratégias inovadoras
PROPOSIÇÃO CONCEITUAL: Estratégias empreendedoras e Estratégias inovadoras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 13


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Suely Xavier Dos Santos , Kleber Cavalcanti Nóbrega , Cristine Hermann Nodari , Wanderson Fernandes Modesto De Oliveira , Luana Araújo Matos , Fabiana Lucena Bezerra De Azevedo , Jean Gleyson Farias Martins

ABSTRACT
A partir da identificação de uma lacuna conceitual na literatura, esta pesquisa tem como objetivo a proposição conceitual para os termos estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras. Utilizando-se uma revisão da literatura foram identificadas, reunidas e sintetizadas as percepções de teóricos a fim de compreender que características e variáveis explícitas são atribuídas aos termos estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras. Verificaram-se como variáveis relacionadas às estratégias empreendedoras: assumir riscos; realização de planejamento; identificação de oportunidades; estabelecimento de objetivos e vantagem competitiva. Já sobre estratégias inovadoras as variáveis identificadas foram: criação de valor; antecipação; escolhas de caminhos da inovação organizacional e novas tecnologias. A partir desses achados elaboraram-se os construtos para as respectivas abordagens e por fim, foi proposto um conceito para estratégias empreendedoras e estratégias inovadoras, cuja contribuição teórica poderá apoiar pesquisadores em futuras pesquisas relacionadas à temática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.