artigos
Convibra Conference - A Importância dos Princípios e Técnicas Financeiras Para o Crescimento das Organizações
A Importância dos Princípios e Técnicas Financeiras Para o Crescimento das Organizações

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 15


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe De Lucena Mendonça , Karina Rampche De Carvalho , Maria Carolina Marinho De Menezes Lyra , Euri Charles Andrade Da Silva

ABSTRACT
As dificuldades de capital de giro em uma empresa são causadas, geralmente, pelos seguintes fatores: a redução de vendas; aumento de custos e despesas financeiras; crescimento da inadimplência; e uma combinação desses fatores. Além disso, se a empresa não souber administrar seu estoque, também pode desencadear nesse capital, pois o estoque parado, além de deixar o dinheiro imobilizado e sem gerar rendimentos, a mercadoria pode depreciar, perecer ou até ficar obsoleta. Por isso é preciso estar atento a esses fatores para ter um bom fluxo de caixa e capital circulante líquido, pois sem isso a empresa fica refém de terceiros. A fim de minimizar esses problemas é de extrema importância desenvolver ações de cunho preventivo, buscando organizar o fluxo de caixa, de modo a não haver sobressaltos quando da necessidade de desencaixe de numerários. No caso de capital de giro insuficiente, para de solucionar isso, é preciso fazer uma série de políticas criteriosas para recebimentos e pagamentos, para desenvolver um ciclo operacional e financeiro equilibrado, pois essa insuficiência vem desse desequilíbrio. Outra ação benéfica é sempre dispor de um volume mínimo de recursos financeiros para suportar as atividades operacionais, ou seja, os gestores deverão ser eficazes e identificar o capital de giro mínimo para suprir a demanda. É preciso ter uma atenção grande ao estoque, analisando-o a fim de descobrir os produtos mais rotativos, a quantidade para manter os consumidores supridos no período, e sempre atento a situação do seu mercado e o da sua mercadoria ou matéria-prima requisitada. Tudo isso para que se consiga manter os seus clientes supridos de modo que deixe o estoque enxuto. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.