artigos
Convibra Conference - POLÍTICAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO LGBTQIA+ EM EMPRESAS BRASILEIRAS: UM OLHAR SOBRE OS RELATOS INTEGRADOS
POLÍTICAS DE DIVERSIDADE E INCLUSÃO LGBTQIA+ EM EMPRESAS BRASILEIRAS: UM OLHAR SOBRE OS RELATOS INTEGRADOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 31


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Cavalcante Chaves , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano

ABSTRACT
Em virtude das constantes transformações pelas quais passam a sociedade, cabe às organizações acompanhar as demandas sociais e políticas, dentre as quais a necessária promoção da diversidade e inclusão da população LGBTQIA+. Destarte, este estudo tem como objetivo analisar as políticas de diversidade e inclusão voltadas à população LGBTQIA+ evidenciadas por meio de Relatos Integrados de empresas brasileiras. A pesquisa exploratória, qualitativa e documental foi realizada a partir de 30 documentos acessados junto a plataforma Relato Integrado Brasil com cobertura do exercício 2020, que era o que estava disponível a época da coleta. Os resultados apontam que 16 das 30 empresas estudadas apresentaram algum tipo de política voltada a diversidade e inclusão em seus relatos integrados e estas foram agrupadas em 10 categorias (promoção de código de ética; abraçar a diversidade como estratégia do negócio; existência de grupos e comitês atuantes na organização; formalização de políticas de combate ao preconceito e apoio a inclusão; desenvolvimento de programas de incentivo a diversidade; observação de demandas internas, mercado e sociedade; associação a entidades civis LGBTQIA+; parcerias para a atração de novos; suporte psicológico, médico e jurídico; e adoção de posicionamento público). Contudo, uma parcela das organizações está evidenciando tais políticas de forma superficial ou imprecisa. Assim a principal contribuição desse estudo é a de revelar um panorama atual das políticas desenvolvidas por grupos empresariais brasileiros de referência, com a possibilidade de gerar ideias e orientar outras organizações na adoção de políticas de diversidade e inclusão para população LGBTQIA.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.