DETERMINANTES DA EVIDENCIAÇÃO DE ATIVOS BIOLÓGICOS EM EMPRESAS BRASILEIRAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 190


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Viviane De Azevedo Araújo , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
Os ativos biológico constituem recursos relevantes em diversas cadeias produtivas especialmente na indústria e no agronegócio, desse modo,  este estudo objetiva identificar os determinantes de evidenciação contábil de Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas relativo ao CPC 29 (2009) em empresas listadas na B3 referente aos exercícios de 2016 a 2020 por meio de uma pesquisa descritiva, quantitativa e documental com amostra composta por 18 empresas listadas na B3 que possuem saldos de Ativos Biológicos em seus balanços. A variável dependente ‘evidenciação’ foi constituída a partir de um checklist composto por itens extraídos do CPC 29 e as variáveis independentes foram constituídas considerando como prováveis determinantes de evidenciação a Governança Corporativa, Big Four, Rentabilidade, Endividamento e Tamanho. Foram utilizadas três técnicas de análise de dados: 1) estatística descritiva; 2) correlação de Pearson; e 3) teste de Mann-Whitney. Constatou-se que as empresas divulgaram em média 62,11% dos itens solicitados pela norma, apresentado considerável retrocesso ao longo do tempo, comparando com pesquisas anteriores. Os resultados demonstram que as variáveis independentes Governança Corporativa e Big Four influenciam significativamente a variável dependente Evidenciação, porém não foram encontradas relações significativas para as variáveis Endividamento e Tamanho, já a variável Rentabilidade, apresentou, no exercício de 2020, correlação inversamente proporcional com a variável dependente.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Josimar Pires Da Silva 14-11-2022 14:11:59

A proposta da pesquisa é tempestiva e pertinente, visto que apresenta a evidenciação de ativos intangíveis. No geral, a pesquisa é bem escrita, tendo uma proposta clara. A metodologia é consistente, em linha com o objetivo proposto e os resultados apresentados atendem ao objetivo proposto.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.