artigos
Convibra Conference - O ARTESANATO DAS PEÇAS DE BARRO DE OLARIA-CANDEAL E OS ENSINAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
O ARTESANATO DAS PEÇAS DE BARRO DE OLARIA-CANDEAL E OS ENSINAMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Diego Pereira Costa , Gisleine Do Carmo , Daiane Ferreira Arantes Beraldo , Jacson Lourenço Silva Castro

ABSTRACT
A tradicionalidade do ofício artesanal revela a identidade histórica e cultural de uma comunidade, levando a refletir aspectos para o desenvolvimento local. Nessa perspectiva, os ensinamentos da aprendizagem artesanal e a relação com a educação apresentam práticas que permitem integrar o componente escolar com as vivências e a realidade local. Assim, o objetivo desta pesquisa propõe identificar a atividade artesanal como uma prática pedagógica que contribui para a educação empreendedora. A metodologia adotada neste relato de experiência parte da pesquisa documental por meio de registros pessoais, conversas com as artesãs, docentes e a observação participante realizada por um dos pesquisadores durante algumas atividades de campo promovidas pela escola juntamente com as artesãs no espaço de produção das peças. Os resultados parciais evidenciaram possibilidades de desenvolver atividades da educação empreendedora, seja pelo estímulo de habilidades ou pela gestão que ocorre desde o processo produtivo das peças até a negociação com os clientes.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.