ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE MÉTODOS DE APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO APLICADOS NA SELEÇÃO DE PESSOAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 272


Certificado de publicação:
Certificado de Célio Manso De Azevedo Junior

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adilson Vilarinho Terra , Igor Pinheiro De Araújo Costa , Miguel Ângelo Lellis Moreira , Célio Manso De Azevedo Junior , Ricardo Franceli Da Silva , Jessé Mattos De Abreu , Enderson Luiz Pereira Junior , Marcos Dos Santos , Carlos Francisco Simões Gomes

ABSTRACT
A seleção de pessoal está cada vez mais se mostrando um fator essencial para o sucesso das organizações. Essas questões envolvem quase universalmente múltiplos objetivos conflitantes, incertezas, custos e benefícios no processo de tomada de decisão. Nesse contexto, devido à natureza dos problemas de avaliação de pessoal, que incluem vários candidatos como alternativas, juntamente com vários critérios complexos de avaliação, esses tipos de problemas podem ser resolvidos pela aplicação de métodos de Apoio Multicritério à Decisão (AMD). Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre as principais aplicações do AMD na área de seleção de pessoal, considerando as esferas tática, operacional e estratégica. A metodologia inclui estudo bibliométrico e revisão de documentos da base de dados do Scopus. O estudo bibliométrico identificou o tipo de documento, linguagem, ano de publicação, autores, rede autoral, fator H dos autores, afiliação, clusters de palavras-chave, campo do conhecimento, país e os principais modelos e métodos de AMD aplicados em questões de seleção de pessoal. A revisão da literatura permitiu verificar que a Lógica Fuzzy é a metodologia mais aplicada em problemas multicritério de seleção de pessoal, devido à capacidade de lidar com dados vagos, imprecisos e subjetivos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 15-11-2022 15:46:09

Trabalho interessante. Os autores não mencionam o motivo pelo qual o Brasil não aparece e nem a área de Psicologia. Em minha opinião, a descrição dos modelos não enfocou detalhadamente a aplicação na seleção de pessoal, ficou muito sucinto e genérico para o leitor entender como se aplica cada modelo. Minha indagação: como se operacionaliza a Lógica Fuzzy na seleção de pessoal? De qualquer forma, o artigo traz uma contribuição para a área de seleção de pessoal.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.