artigos
Convibra Conference - ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA
ATUAÇÃO DE INFLUENCIADORES DIGITAIS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 12


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Gabriel De Souza Galvão

ABSTRACT
Com a democratização da internet cada vez mais pessoas utilizam diariamente as redes sociais como ferramenta de informação, entretenimento e para o consumo. Nessas redes sociais existem atores populares, celebridades com milhares de seguidores e um elevado índice de engajamento, os denominados influenciadores digitais. Ao observar esse fenômeno, empresas e marcas passaram a utilizar essas personalidades públicas como estratégia de marketing e seus perfis nas redes como canal de divulgação e promoção de produtos e serviços. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo verificar a atuação dos influenciadores digitais no comportamento do consumidor e no processo decisório de compra. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, onde foram entrevistados 100 indivíduos selecionados por conveniência em um centro comercial localizado no município de Mossoró-RN no período de janeiro a março de 2020, através de um roteiro semiestruturado, que versava sobre a opinião dos consumidores sobre o papel das redes sociais. Como instrumento de análise de dados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (1977), onde as respostas são transcritas e divididas em categorias emergentes. Dentre os principais resultados, constatou-se que os influenciadores podem interferir no comportamento do consumidor de quatro formas principais: Ao apresentar atributos de produtos ou serviços, ao promover a praticidade, através da credibilidade passada aos seguidores das redes sociais e através da construção ou estreitamento do relacionamento cliente/marca.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.