Metodologia Coso em uma Organização Contábil na Cidade de Itabaiana/Se

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 167


Certificado de publicação:
Certificado de Alex Fabiano Bertollo Santana

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alex Fabiano Bertollo Santana , Juliano Almeida De Faria

ABSTRACT
O controle interno tem por objetivo produzir subsídios confiáveis aos gestores e ajudar a melhorar as rotinas e processos organizacionais. Neste sentido, foi criado a COSO por organizações internacionais americanas, que é uma metodologia aplicada nos controles internos, que tem por princípios a eficiência operacional no ambiente de controle, avaliação de risco, atividades de controle, informação e comunicação e monitoramento. Diante disto, o objetivo da pesquisa é compreender a percepção dos gestores referente a metodologia COSO em um escritório de contabilidade localizado na cidade de Itabaiana/SE. A metodologia utilizada classifica-se como qualitativa tendo caráter descritivo e, utilizando os procedimentos técnicos do estudo de caso, entrevista semiestruturada e aplicação de um questionário. Como conclusões da pesquisa, ficou evidenciado a existência da não parametrização relacionados aos entendimentos dos gestores do escritório de contabilidade sobre a metodologia COSO. De acordo com as respostas obtidas, as que se destacaram negativamente foram as questões sobre o ambiente de controle, avaliação de riscos, informação/comunicação e monitoramento. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Luiz Carlos Da Silva Oliveira 11-11-2022 17:51:19

O resumo apresenta-se bem organizado, suscinto e objetivo. Deixa bem claro os objetivos, a metodologia e os resultados da pesquisa. Porém faço o seguinte questionamento: De que forma a metodologia Coso no gerenciamento dos controles internos dos escritórios de contabilidade pode auxiliar na cultura de controle dos gestores? a metodologia Coso no gerenciamento dos controles internos do BB é adequada e alinha-se aos interesses da estrutura e da cultura de controle interno propostas

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.