COVID-19 A REPERCUSÃO E AS ADVERSIDADES CAUSADOS NO ENSINO: Um estudo de caso no IFMA – Campus Santa Inês

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 275


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alcione Lino De Araújo , Marcos Da Silva Coelho , André Filipe Costa Gomes , Francisco Tanilson Da Silva , Thatiane De Sousa Fernandes , João Paulo Silva , Natalia Francisca A. M. Coelho , Plínio Gonçalves Fahd

ABSTRACT
A educação escolar no Brasil assume o modelo remoto em 2020 como resultado de uma pandemia que assola e aterroriza o mundo todo, a Covid-19, causada pelo novo coronavírus (SARS-COV-2). O objetivo desse estudo é apresentar o resultado quanto aos impactos e desafios causados pela pandemia do COVID-19 no ensino no IFMA-Campus Santa Inês, onde está se vivenciando um novo cotidiano escolar com o ensino a distância e remoto. Esse novo “normal”, surgiu em virtude da Pandemia-COVID-19, no ano de 2020, que deixou o país todo em alerta principalmente com as aulas suspensas. As aulas, no IFMA-Campus Santa Inês, por meio da Portaria Nº 2.618, de 12 de junho de 2020 reorganizou o calendário escolar de 2020, em função da excepcionalidade de enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus. Essa pesquisa buscou entender o processo de transição do ensino presencial para ensino remoto na perspectiva legal; conhecer os impactos e desafios causados para professores, alunos e pais, bem como dificuldades e alternativas criadas para que fosse implantado nas escolas da Rede Federal de Ensino em especial no Campus Santa Inês; onde professores e alunos tiveram que se adaptarem ao novo modelo de ensino que acarretou consequências ainda não sanadas no ensino-aprendizagem até o presente momento. A metodologia utilizada foi qualitativa e quantitativa. O resultado apresentado demonstra que houve uma queda significante quanto ao número de aluno evadidos, jubilados e matrículas canceladas, o que repercute no orçamento. A guisa de conclusão foi o impacto que a pandemia causou no ensino-aprendizagem.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Joselia Rita Da Silva 25-11-2022 11:25:37

O texto é bem estruturado e redigido. Apresenta de forma clara os objetivos, métodos e resultados. A qualidade das imagens merece destaque. A temática é relevante e atual, oportunizando importantes reflexões. Parabéns aos autores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.