artigos
Convibra Conference - PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: Contribuições do Círculo de Viena e da Escola de Frankfurt
PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: Contribuições do Círculo de Viena e da Escola de Frankfurt

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Acessos neste artigo: 53


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcio Aparecido Lucio

ABSTRACT
No início do século XX duas escolas de pensamento surgiram com ideias e conceitos distintos e muitas vezes opostos. Uma revisava o positivismo e a outra desenvolvia uma nova Teoria Crítica, cada uma como sua visão de como se fazer pesquisa em ciências sociais. Por meio de pesquisa bibliográfica como método, este artigo tem como objetivo identificar as contribuições do Círculo de Viena e da Escola de Frankfurt para os estudos de Administração. Como resultados identificou-se que com o passar do tempo, mesmo criticados, modificados e atualizados, os pensamentos das duas escolas continuam influenciando as pesquisas sociais e que para os estudos em Administração, tanto o quantitativo positivista  e suas variações como  o qualitativo da teoria crítica, são complementares e não opostos, tudo depende da escolha da melhor forma de pesquisa para se alcançar um objetivo ou para resolver um problema e é essencial que se tenha um método claramente definido, comprovadamente eficaz e coerente com o posicionamento ontológico e epistemológico do pesquisador

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vera Lúcia Da Conceição Neto 20-11-2022 13:48:48

Tema complexo para estudo. Parabenizo o autor pelo empenho e esforço em estudar um tema que exige um vasto conhecimento teórico. A apresentação dos quadros foi uma excelente escolha para a visualização das contribuições dos teóricos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.