artigos
Convibra Conference - Aprendizado em Tempos de Mudanças: Como os Estudantes Universitários Podem Superar as Barreiras Criadas pela Covid-19?
Aprendizado em Tempos de Mudanças: Como os Estudantes Universitários Podem Superar as Barreiras Criadas pela Covid-19?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 50


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

José Geraldo Pereira Barbosa , Daniel De Almeida Thomaz Gonçalves , Marina Dias De Faria

ABSTRACT
Neste artigo foi analisada a resistência em nível discente à implementação do ensino remoto na UNIRIO, decorrente de medidas emergenciais para conter o avanço da COVID-19. A população da pesquisa constituiu-se dos alunos dos cursos de Administração Pública, Ciência Política e Direito, pertencentes ao Centro de Ciências Jurídicas e Políticas – CCJP. O formulário de pesquisa foi disponibilizado na plataforma Google Forms e enviado para diversos grupos de alunos da universidade através de redes sociais. Os resultados da pesquisa foram apresentados por meio de gráficos e tabelas a partir do programa Excel e submetidos à ferramenta de análise de regressão linear múltipla. Os resultados mostram que fatores como uma má comunicação com o corpo docente e administrativo, além de problemas técnicos e psicológicos, levam os estudantes a rejeitarem o ensino remoto emergencial. Outros fatores que influenciam nesse processo  de mudança são o nível de habilidade digital dos alunos, a capacitação dos professores para lecionar em ambiente digital e a avaliação da plataforma digital utilizada em sala de aula.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Nayara Gonçalves Lauriano 15-11-2022 23:26:36

Uma temática muito relevante, que traz um referencial teórico significativo e resultados que possui contribuições práticas importantes. Inclusive, acredito que, as conclusões do trabalho podem ter abstrações mais amplas, exemplo: a importância do trabalho não está apenas para os alunos da universidade caso da pesquisa e de seu corpo docente, mas considerando o campo da administração pública, sua importância consiste para a gestão universitária, que principalmente a partir da pandemia enfrentou e passou a considerar o desafio do ensino remoto como um aspecto que não deve ser ignorado pela sua governança.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.