artigos
Convibra Conference - A RESILIÊNCIA COMO UM COMPORTAMENTO IMPERIOSO PARA EVITAR EVASÃO ESCOLAR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
A RESILIÊNCIA COMO UM COMPORTAMENTO IMPERIOSO PARA EVITAR EVASÃO ESCOLAR E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Silvia Márcia Assunção Oliveira

ABSTRACT
Há algum tempo que a ciência tem-se perguntado sobre por que determinadas pessoas têm a capacidade de superar as piores situações, enquanto outras ficam comprometidas nas malhas da infelicidade e da angústia. As experiências e estudos feitos têm mostrado algumas explicações científicas sobre esse fato. A Biologia defende o ponto de vista de que cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz ser mais resistente que outros. Estudos da  Psicologia, por sua vez, dá realce e importância às relações familiares, principalmente na infância, onde se constitui nesse indivíduo a capacidade de suportar certas crises e de superá-las. Já a Sociologia vai fazer  referência à influência do entorno, da cultura e das tradições como construtores dessa capacidade do indivíduo de suplantar as adversidades. Já a Teologia traz um aporte diferente pela própria subjetividade transcendente, uma visão outra da condição humana e da necessidade do sofrimento como fator de evolução espiritual. Essas experiências e estudos têm introduzido o conceito de resiliência. Uma educação omnilateral traz em sua concepção uma formação humana que considere todas as dimensões do ser humano, atentando para o ser físico, intelectual, educacional, psicossocial, afetivo, estético e lúdico (FRIGOTTO, 2012). Em suma, uma educação omnilateral compreende a ?educação e a emancipação de todos os sentidos humanos (FRIGOTTO, 2012).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.