Avaliação do Impacto do Transplante Renal na Qualidade de Vida dos Pacientes

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 313


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Paula De Freitas
Certificado de João Herminton Pereira Cezario Rodrigues
Certificado de Flávia Andrade Almeida

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Flávia Andrade Almeida , João Herminton Pereira Cezario Rodrigues , Juliana Duarte Horta , Carolina Paula De Freitas , Thamires Muniz Da Anunciação

ABSTRACT
O transplante renal é considerado o melhor tratamento para insuficiência renal em fase terminal, já que o procedimento permite prolongar a vida do paciente, reduzindo os custos associados à terapia de reposição renal. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto do transplante renal na qualidade de vida de pacientes com doença renal, e se justifica pela necessidade de se refletir acerca da importância da qualidade de vida do paciente transplantado renal, considerando as mudanças de vida após a efetivação do transplante. Trata-se de um estudo transversal, prospectivo, de natureza quantitativa e descritiva. Os sujeitos da pesquisa foram os 20 pacientes pós-transplantados no último ano, e que retornaram ao ambulatório para as consultas médica de acompanhamento periódico. A coleta de dados foi realizada a partir da utilização de questionário autoaplicável (WHOQOL-bref). Os resultados demonstraram que 85% dos entrevistados avaliam sua qualidade de vida pós-transplante como boa ou muito boa. Todos os domínios da qualidade de vida investigados (físico, psicológico, meio ambiente e relações sociais) foram impactados, de alguma maneira, relacionada à realização do transplante renal. Transplante renal. Conclui-se que o transplante impactou diretamente na qualidade de vida dos entrevistados.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Liliane Belz Dos Reis 25-11-2022 14:28:05

excelente apresentação

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.