artigos
Convibra Conference - Desigualdade de Gênero em Uma Empresa de Grande Porte no Interior do Ceará
Desigualdade de Gênero em Uma Empresa de Grande Porte no Interior do Ceará

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 64


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Priscila Portela De Azevedo , Andreina Viana Da Silva , Aline Siridó , Marília Linhares Sousa

ABSTRACT
O presente estudo visa compreender a percepção de mulheres atuantes em empresas de grande porte no interior do Ceará com relação as barreiras para a ascensão profissional feminina nesse tipo de organização. Com o embasamento da teoria do sexismo e desigualdade de gênero em empresas de grande porte e ascensão funcional de mulheres. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscou-se identificar as principais dificuldades e a percepção que as mulheres têm quanto ao processo de ascensão profissional na empresa. O estudo desenvolveu-se tendo como ferramenta de pesquisa a aplicação de um questionário aplicado com 19 mulheres colaboradoras de uma empresa de grande porte na cidade de Sobral no interior do Ceará. O estudo permitirá uma visão sobre o tema para futuras implementações e melhorias nos processos de ascensão profissional na organização com vistas a proporcionar igualdade. O resultado deste trabalho irá contribuir para identificar as barreiras existentes sobre as desigualdades de gênero entre homens e mulheres nas empresas, para assim tornar o ambiente de trabalho mais justo e igualitário.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário José Munhoz Fernandes 18-11-2022 15:21:24

Tema relevante, bem desenvolvido e com vasto referencial bibliográfico. A pesquisa foi corretamente classificada. Entretanto, como se trata de pesquisa quali-quanti, sentimos a falta de gráficos e/ou tabelas apresentando os resultados, que faz diferença no visual do trabalho. Comentários dos resultados bem desenvolvidos, apenas, creio, poderiam ter explorado mais a resposta da ''Ana''. O trabalho pode ser uma contribuição interessante para reflexões, discussões e ações no sentido de se trabalhar este problema que é real: a desigualdade de gênero nas organizações. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.