Educação Alimentar e Nutricional com Famílias de Pré-Escolares: Ação Desenvolvida no Contexto da Curricularização da Extensão Universitária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 294


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Augusta Stulp Vieira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Paula Hosang Uba , Mariana Campos Martins Machado , Maria Augusta Stulp Vieira

ABSTRACT
O Docevita é um programa de extensão da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb) que engloba vários projetos, entre eles o Supravita, que promove a Segurança Alimentar e Nutricional de crianças e adolescentes através de ações de educação e saúde. O projeto prevê a integração com o componente curricular da graduação Projeto Integrado I, possibilitando a curricularização da extensão universitária no currículo do curso de Nutrição. Durante o primeiro semestre do ano de 2022 foram desenvolvidas atividades de educação alimentar e nutricional com pais de crianças de um Centro de Educação Infantil de Blumenau. Os temas abordados foram amamentação, sinais de prontidão para introdução alimentar, consistência da alimentação complementar de acordo com cada faixa etária, desmame gentil da mamadeira, qualidade dos alimentos. A metodologia de ensino adotada é a problematização pelo Arco de Maguerez. A atividade foi bem-sucedida, cumprindo com o objetivo de contribuição social da extensão universitária, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais e o reconhecimento da realidade social pelos acadêmicos envolvidos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.