Pobreza Menstrual e a Promoção da Saúde

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 355


Certificado de participação:
Certificado de Fernanda Hoffmann Marques

Certificado de publicação:
Certificado de Fernanda Hoffmann Marques

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernanda Hoffmann Marques , Tamara Tomitan Richter , Tania Maria Gomes Da Silva , Marcelo Picinin Bernuci

ABSTRACT
Este trabalho discute a temática pobreza menstrual e a promoção da saúde. As cidades são espaços de grandes contrastes e, para muitos sujeitos, ambiente de desigualdades e adversidades. A população em situação de rua vem crescendo, caracterizada pela falta de renda, moradia regular, extrema vulnerabilidade e exclusão social. O aumento das mulheres em situação de rua é um fator preocupante e um assunto raramente discutido, embora elas enfrentem perigos e dificuldades, potencializados pelo pertencimento de gênero. Conseguir sobreviver na rua e, ao mesmo tempo, lidar com suas diferenças fisiológicas, em especial, o período menstrual, exige dessas mulheres constantes desafios. Compreendeu-se que a dificuldade de realizar a higiene íntima, ausência de absorventes e falta de acesso a locais com recurso mínimo de saneamento básico são fatores que implicam em danos diretos a sua saúde. Neste estudo descritivo, de abordagem quali-quantitativa, a partir de entrevistas, dentro dos preceitos da história oral, com mulheres que são atendidas no programa Consultório de Rua, na cidade de Maringá-PR, propomos identificar práticas de cuidado em saúde produzida por mulheres em situação de rua. Concluiu-se a necessidade de estratégias que promovam uma reflexão e discussão para a promoção em saúde da mulher em vulnerabilidade social que enfrentam a pobreza menstrual.
Palavras chave: Mulheres em situação de rua; Menstruação; Promoção da Saúde; Políticas Públicas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Victoria Costa Barbosa 23-11-2022 15:59:03

Achei o tema extremamente necessário! Pesquisa muito bem desenvolvida de um assunto voltado a mulheres com tão pouca visibilidade na sociedade, que o trabalho amplie esse olhar para essa população em situação de rua.

Foto do Usuário Cássia Giulliane Costa Santos 25-11-2022 11:58:36

Este é um assunto de fundamental importância nas discussões socio-políticas da saúde, mas infelizmente é muito pouco debatido pelos profissionais da área. Parabéns pelo trabalho!!

Foto do Usuário Tamara Tomitan Richter 25-11-2022 17:03:10

Muito bacana, parabéns pela escolha do tema! As mulheres, e, especificamente aquelas pertencentes à população de rua, precisam de um olhar mais atento às suas necessidades básicas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.