Condição de vida da pessoa com hanseníase pós-alta medicamentosa no século XXI: revisão de literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 296


Certificado de publicação:
Certificado de Marina Correia Carelli

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marina Correia Carelli , Silvia Maira Pereira , Carmen Sílvia Campos Almeida Vieira , Carmen Luiza Monteiro Paes Guisard

ABSTRACT
Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa quantitativa. Foi realizada uma busca na Biblioteca Virtual em Saúde - Brasil, no período de  2010 a 2020, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: Alta do paciente, Enfermagem, Estigma social, Hanseníase, Poliquimioterapia e Política pública. Identificados 290 artigos, e 14 foram selecionados para pesquisa. Verificou-se a  presença de incapacidades físicas no pós-alta, com predomínio do sexo masculino, média de 40 anos de idade, moradores da zona urbana com baixas condições socioeconômicas e de escolaridade e a persistência do estigma. Conclui-se que a ocorrência de incapacidades físicas no pós-alta da hanseníase é frequente, o que pode contribuir para uma condição de vida precária. É importante a manutenção do acompanhamento pelos serviços de saúde para prevenir o agravamento, promover o conhecimento e o auxílio à nova condição.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.