artigos
Convibra Conference - O desafio do enfermeiro da saúde coletiva: frente à obesidade no senário atual da pandemia de COVID
O desafio do enfermeiro da saúde coletiva: frente à obesidade no senário atual da pandemia de COVID

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Modelo de Atenção Básica em Saúde

Temas Correlatos: Políticas Públicas de Saúde;

Acessos neste artigo: 10


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Viviane Santos Ventura

ABSTRACT
Com a modernidade, houve um aumento da obesidade e das consequências que ela traz. O enfermeiro especializado em Saúde Coletiva tem um papel crucial em atuar na identificação, prevenção, promoção e tratamento da obesidade. Diante da pandemia enfrentada nos últimos anos, onde os obesos contaminados pela COVID19 tiveram maiores consequências e agravos, vista como alto risco. Surge questionamentos sobre o desafio de manter o cuidado e intensificar a prevenção a fim de evitar sequelas agravadas na pandemia. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de abordagem sistemática elaborada a partir de busca de artigos publicados e indexados na base de dados virtuais Bireme, Lilacs, Pubmed e Scielo, onde foram encontrados 21 artigos e por meio da leitura dos documentos encontrados, 17 foram utilizados. Além do mais, recorrido a 2 livros e 1 caderno de atenção básica do Ministério da saúde. Como eixos nucleadores foram apresentados: Desafios da enfermagem em saúde coletiva, obesidade e consequências, pandemia e obesidade. Observou-se que a enfermagem deve buscar cada vez mais conhecimento a fim de conseguir vencer os desafios sobrevindos. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.