Sustentação da transferência no atendimento de bebês de risco frente aos impasses do setting on line

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Políticas para as infâncias

Acessos neste artigo: 123


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vera Blondina Zimmermann

ABSTRACT
Pretendemos explicitar e discutir os impasses clínicos ocorridos durante a modificação do setting frente a pandemia e o confronto com o inusitado da tecnologia on line, com uma população de baixa renda numa instituição pública e com a tarefa de formação de profissionais via esses atendimentos.
Trata-se de ações transdisciplinares ( equipe multidisciplinar), na clinica de 0-3 anos,  onde a espinha dorsal é sintetizada pela escuta psicanalítica do sofrimento do bebê e seus familiares. São intervenções que buscam promover  ‘encontros’ entre eles, consequentemente, visando a possibilidade de enunciação de um sujeito. Corpo e psiquismo são trabalhados, entendendo que será a instalação do circuito pulsional que possibilitará que o sujeito se constitua e faça uso de suas funções instrumentais. Ne
FAvaliar e intervir quando necessário, na relação da mãe com seu bebê,  seu entorno social e familiar, trabalhando para favorecer condições de ocorrer o ‘encontro’, a vinculação que entendemos ser fundamental para a futura saúde mental e desenvolvimento do bebê.
A discussão abordará diferentes impasses ocorridos, a partir de recortes clínicos, descritos e explicitados via vídeos dos atendimentos autorizados pelos familiares. Tentaremos discutir cenas de atendimentos em equipe, nos quais o inusitado foi encarado como algo inerente a clínica psicanalítica, onde os profissionais buscaram, tanto quanto na cena transferencial presencial, sustentar o enigma trazido pelos sujeitos apesar da situação nova e adversa. 
As questões não serão circunscritas a clínica do uso da tecnologia on line, mas também, as variáveis colocadas nos atendimentos dessa  população específica e o trabalho de formação de profissionais em psiquiatria infantil,  que foi feito ao mesmo tempo da adaptação ao inusitado do on line. Situações sociais de desemprego e as consequências nas dinâmicas do bebê e seus familiares. Comentaremos, igualmente, situações de intervenções on line nas creches, o envolvimento de instituições educacionais com o nosso trabalho junto aos bebês e suas famílias.
Finalmente, discussão sobre a volta ao presencial, as idas e vindas ao on line e as diferentes reações frente as mudanças de setting e os temores inerentes a situação de instabilidade geral.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.